Formação Certificada

Sempre fui uma apaixonada pelo desenvolvimento humano com especial enfoque para a educação e formação de adultos. Especializei-me nesta área e após alguns anos dentro da mesma entidade, descobri que queria trabalhar com várias empresas, vários projetos e não estar só vinculada a uma única entidade.

 Queria novos desafios, aprendizagem e adaptação contínua: queria ser consultora. Gosto de desafios e de responsabilidade, até hoje a minha carreira tem sido marcada por boas batalhas e aumento crescente da responsabilidade

Se quiser resolver algum problema na sua organização, lhe diremos se a formação ajuda a resolver o mesmo através da implementação de:

  • Palestras motivacionais.
  • Pode também recorrer aos nossos cursos com inscrições pontuais.
  • Ou formação à medida, em que podemos implementar cada uma das 6 fases do Ciclo Formativo para individuais e grupos.               
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Implementação das 6 fases do ciclo formativo

1. DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO

  • Conceber, desenvolver ou aplicar metodologias e instrumentos de diagnóstico de necessidades de formação (universais ou específicos);
  • Identificar as competências coletivas e individuais necessárias;
  • Definir as áreas temáticas a desenvolver, face à estratégia e objetivos pretendidos.

2. PLANEAMENTO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS

  • Planear intervenções formativas organizadas por segmentos-alvo, áreas temáticas, modalidades e formas de organização da formação, de forma a traduzir os objetivos e a estratégia em linhas de ação;
  • Fixar os objetivos a atingir (qualificados e quantificados);
  • Definir a cronologia global de realização das intervenções;
  • Definir, na generalidade, a preparação científica, técnica e pedagógica dos agentes a envolver nas intervenções (formadores, coordenadores, supervisores, tutores, animadores, etc.);
  • Estimar os meios necessários (humanos, pedagógicos, materiais e financeiros).

3. CONCEÇÃO DE INTERVENÇÕES, PROGRAMAS, INSTRUMENTOS E SUPORTES FORMATIVOS

  • Identificar os objetivos específicos de cada intervenção;
  • Definir os programas, os respetivos conteúdos e a duração das intervenções, tendo em atenção a sua adequação aos públicos-alvo e as fases distintas de progressão e integração cultural e socioprofissional por que devem passar os seus destinatários;
  • Conceber ou identificar metodologias pedagógicas, instrumentos e packages de formação facilitadores da aprendizagem;
  • Conceber ou identificar a documentação de apoio e os respetivos meios de divulgação, nomeadamente quando em presença de redes ou novos recursos tecnológicos que permitam aprendizagens partilhadas em espaços geograficamente distintos.

4. ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS

  • Definir os quadros de programação física e cronológica de realização de cada intervenção/atividade;
  • Promover o agenciamento e a articulação das diferentes competências, entidades intervenientes, meios pedagógicos e recursos envolvidos no processo formativo;
  • Assegurar os equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento das intervenções, bem como os meios logísticos de funcionamento;
  • Promover a orientação vocacional/profissional, o recrutamento e a selecção dos formandos;
  • Assegurar a documentação promocional das intervenções e a sua divulgação, de forma adequada aos públicos-alvo visados e aos meios de comunicação disponíveis;
  • Organizar e gerir a informação relativa à atividade formativa;
  • Assegurar meios complementares de consulta e pesquisa de informação;
  • Assegurar espaços bem dimensionados e com condições ambientais adequadas ao desenvolvimento (execução) das intervenções.

5. DESENVOLVIMENTO/EXECUÇÃO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS

  • Assegurar o desenvolvimento/execução das intervenções e atividades formativas;
  • Adaptar ao contexto formativo e operacionalizar as metodologias pedagógicas, os instrumentos facilitadores da aprendizagem e, sendo caso disso, os processos e metodologias de despistagem vocacional e de orientação profissional;
  • Assegurar a preparação temática nos âmbitos científicos, técnico e prático dos formadores e demais agentes difusores;
  • Assegurar a preparação pedagógica dos agentes envolvidos nas intervenções (formadores, coordenadores, supervisores, tutores, animadores, etc.);
  • Assegurar a preparação sociocultural dos formadores e demais agentes difusores, quando em presença de segmentos-alvo ou populações com características específicas;
  • Analisar a conformidade dos resultados da formação face aos objetivos fixados, nomeadamente ao nível da adesão dos formandos e da aquisição de conhecimentos e competências.

6. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS

  • Analisar a conformidade dos resultados da formação face aos objetivos fixados, nomeadamente ao nível da adesão dos formandos e da aquisição de conhecimentos e competências;
  • Identificar os impactes mediatos da formação no desempenho dos formandos, na dinâmica das equipas de trabalho, nos resultados e na cultura da organização;
  • Identificar os resultados e os impactes da formação na inserção socioprofissional dos formandos, designadamente aos níveis da evolução das qualificações, da empregabilidade e da integração social;
  • Desenvolver metodologias de acompanhamento e de apoio a populações ou grupos específicos.