Formação Certificada
Sempre fui uma apaixonada pelo desenvolvimento humano com especial enfoque para a educação e formação de adultos. Especializei-me nesta área e após alguns anos dentro da mesma entidade, descobri que queria trabalhar com várias empresas, vários projetos e não estar só vinculada a uma única entidade.
Queria novos desafios, aprendizagem e adaptação contínua: queria ser consultora. Gosto de desafios e de responsabilidade, até hoje a minha carreira tem sido marcada por boas batalhas e aumento crescente da responsabilidade
Se quiser resolver algum problema na sua organização, lhe diremos se a formação ajuda a resolver o mesmo através da implementação de:
- Palestras motivacionais.
- Pode também recorrer aos nossos cursos com inscrições pontuais.
- Ou formação à medida, em que podemos implementar cada uma das 6 fases do Ciclo Formativo para individuais e grupos.
Implementação das 6 fases do ciclo formativo
1. DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO
- Conceber, desenvolver ou aplicar metodologias e instrumentos de diagnóstico de necessidades de formação (universais ou específicos);
- Identificar as competências coletivas e individuais necessárias;
- Definir as áreas temáticas a desenvolver, face à estratégia e objetivos pretendidos.
2. PLANEAMENTO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS
- Planear intervenções formativas organizadas por segmentos-alvo, áreas temáticas, modalidades e formas de organização da formação, de forma a traduzir os objetivos e a estratégia em linhas de ação;
- Fixar os objetivos a atingir (qualificados e quantificados);
- Definir a cronologia global de realização das intervenções;
- Definir, na generalidade, a preparação científica, técnica e pedagógica dos agentes a envolver nas intervenções (formadores, coordenadores, supervisores, tutores, animadores, etc.);
- Estimar os meios necessários (humanos, pedagógicos, materiais e financeiros).
3. CONCEÇÃO DE INTERVENÇÕES, PROGRAMAS, INSTRUMENTOS E SUPORTES FORMATIVOS
- Identificar os objetivos específicos de cada intervenção;
- Definir os programas, os respetivos conteúdos e a duração das intervenções, tendo em atenção a sua adequação aos públicos-alvo e as fases distintas de progressão e integração cultural e socioprofissional por que devem passar os seus destinatários;
- Conceber ou identificar metodologias pedagógicas, instrumentos e packages de formação facilitadores da aprendizagem;
- Conceber ou identificar a documentação de apoio e os respetivos meios de divulgação, nomeadamente quando em presença de redes ou novos recursos tecnológicos que permitam aprendizagens partilhadas em espaços geograficamente distintos.
4. ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS
- Definir os quadros de programação física e cronológica de realização de cada intervenção/atividade;
- Promover o agenciamento e a articulação das diferentes competências, entidades intervenientes, meios pedagógicos e recursos envolvidos no processo formativo;
- Assegurar os equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento das intervenções, bem como os meios logísticos de funcionamento;
- Promover a orientação vocacional/profissional, o recrutamento e a selecção dos formandos;
- Assegurar a documentação promocional das intervenções e a sua divulgação, de forma adequada aos públicos-alvo visados e aos meios de comunicação disponíveis;
- Organizar e gerir a informação relativa à atividade formativa;
- Assegurar meios complementares de consulta e pesquisa de informação;
- Assegurar espaços bem dimensionados e com condições ambientais adequadas ao desenvolvimento (execução) das intervenções.
5. DESENVOLVIMENTO/EXECUÇÃO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS
- Assegurar o desenvolvimento/execução das intervenções e atividades formativas;
- Adaptar ao contexto formativo e operacionalizar as metodologias pedagógicas, os instrumentos facilitadores da aprendizagem e, sendo caso disso, os processos e metodologias de despistagem vocacional e de orientação profissional;
- Assegurar a preparação temática nos âmbitos científicos, técnico e prático dos formadores e demais agentes difusores;
- Assegurar a preparação pedagógica dos agentes envolvidos nas intervenções (formadores, coordenadores, supervisores, tutores, animadores, etc.);
- Assegurar a preparação sociocultural dos formadores e demais agentes difusores, quando em presença de segmentos-alvo ou populações com características específicas;
- Analisar a conformidade dos resultados da formação face aos objetivos fixados, nomeadamente ao nível da adesão dos formandos e da aquisição de conhecimentos e competências.
6. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES OU ATIVIDADES FORMATIVAS
- Analisar a conformidade dos resultados da formação face aos objetivos fixados, nomeadamente ao nível da adesão dos formandos e da aquisição de conhecimentos e competências;
- Identificar os impactes mediatos da formação no desempenho dos formandos, na dinâmica das equipas de trabalho, nos resultados e na cultura da organização;
- Identificar os resultados e os impactes da formação na inserção socioprofissional dos formandos, designadamente aos níveis da evolução das qualificações, da empregabilidade e da integração social;
- Desenvolver metodologias de acompanhamento e de apoio a populações ou grupos específicos.